Dra Aline Duccini | Otorrinolaringologista | CRM ES 12061 | RQE 10424
Conteúdos rápidos
Aqui você vai encontrar conteúdos rápidos que pode te ajudar a ter mais saúde ou só saber um pouquinho mais sobre minha área de atuação.
Tontura
A palavra tontura, embora muito usada, comunica pouco. Como assim?
Essa palavra é usada em diversos contextos e quadros clínicos para expressar sensações muito distintas, portanto falar que se está com tontura diz pouco sobre o que você realmente está sentindo, já que para quem ouve pode significar desde uma mal-estar inespecífico, difícil de caracterizar, até uma vertigem, que é a ilusão de movimento, passando por fraqueza, escurecimento visual, sensação de que vai desmaiar, etc.
Todo sintoma deve ser valorizado e investigado com a ajuda de um profissional, de preferência visando resolver a causa do problema.

Zumbido
Zumbido é qualquer percepção auditiva sem uma fonte sonora presente. Por mais que pareça pouco, é um sintoma que, quando presente, incomoda muito.
Portadores de zumbido crônico podem, a depender da intensidade do sintoma, apresentar irritabilidade, redução no limiar de dor, estresse, insônia e prejuízo para realização de atividades corriqueiras.
Cada paciente é único e suas percepções também. Os zumbidos seguem essa lógica e, em geral não tem uma causa isolada, por isso costumam ser taxados de incuráveis. Nem todo zumbido é fácil de curar, alguns são apenas controlados, no entanto, sempre é possível tomar medidas que melhorem a qualidade de vida por reduzirem a percepção deste sintoma.
Medidas que você pode tomar mesmo antes de consultar um profissional da área para investigar a causa incluem: beber água em quantidade ideal para o seu biotipo, evitar consumo de açúcares e cafeína, evitar consumo de gorduras em excesso e fazer atividade física regularmente.



